Menu de Doenças

ASMA

  •           ASMA

                         A asma é uma doença crônica que causa obstrução das vias respiratórias, promovendo sensação de cansaço, falta de ar, chiados, aperto no peito e tosse. Estima-se que 7,2% da população tenha asma, número que vem aumentando significativamente, com um incremento de 73% do número de casos na faixa etária de 5 a 14 anos. As crianças são mais afetadas do que os adultos, principalmente nos 4 primeiros anos de vida, porém o quadro tende a regredir com a idade, e apenas uma em cada cinco crianças asmáticas será um adulto asmático. Medidas preventivas são fundamentais e incluem: controle ambiental (evitar exposição à substâncias que produzem alergia, ao fumo e a cheiros fortes), estar atento a alterações bruscas de temperatura, ao uso de certas drogas, a estresse emocional, atividade física e infecções respiratórias.

O que é asma?

É também chamada de asma brônquica ou bronquite, e é caracterizada por uma reação exagerada do sistema respiratório (traquéia e brônquios) à determinadas substâncias e partículas, denominadas de alérgenos. Os principais sintomas são: cansaço, falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse, reversíveis espontaneamente ou através de Tratamento.

O que são alérgenos?

São substâncias capazes de provocar alergias. Os principais alérgenos inaláveis são os fungos (mofo), os pêlos de animais (gato e cão, principalmente), os ácaros, a poeira domiciliar, os pólens, a lã e até fragmentos de insetos. Os alérgenos alimentares incluem frutas, frutos do mar, proteínas de vários tipos de carne e ovo, entre outros.

O que é atopia?

Atopia é a propensão que um indivíduo tem de apresentar uma resposta do sistema imunológico à substâncias e partículas comuns, como os alérgenos inaláveis ou alimentares. Essa resposta imunológica é promovida pela produção de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE), e algumas pessoas nascem com predisposição genética a apresentar reações devido ao aumento desse anticorpo.

Por que algumas pessoas apresentam asma?

Cerca de 50% dos pacientes asmáticos é atópico ou alérgico. Nesses casos, os primeiros sintomas ocorrem na infância e tendem a regredir na adolescência. A asma conhecida como não alérgica ou idiopática, é caracterizada por aparecer na vida adulta. Esses pacientes dificilmente apresentam história de familiares com a doença. Porém, todos os pacientes com asma, alérgicos, atópicos ou não, apresentarão os mesmos sintomas. Nos asmáticos atópicos, os ataques podem ser desencadeados tanto por fatores alérgicos como não alérgicos.

O que provoca os ataques de asma?

As crises de asma podem ser desencadeadas após contato com alérgenos inalantes ou ingeridos nos alimentos. Outros fatores são: infecções do trato respiratório, exercícios físicos, exposição a cheiros fortes, substâncias químicas, fumo, sensibilidade a algumas medicações e fatores de ordem psicológica.

ASMA Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico clínico é feito através da história clínica e do exame físico realizado pelo seu médico. Existem vários exames complementares, que poderão ser indicados pelo seu médico, conforme o caso de cada paciente.

A asma tem cura?

Ainda não podemos afirmar que a cura existe, pois se trata de uma doença com um mecanismo complexo e múltiplos fatores envolvidos. Mas é uma doença que pode ser controlada. Entretanto, medidas preventivas são fundamentais para o controle da doença e incluem controle ambiental (evitar exposição aos alérgenos inalatórios) e outras medidas relacionadas aos fatores envolvidos no desencadeamento da asma. Existem vários produtos disponíveis para o tratamento de crises, assim como medicações para a prevenção das mesmas, que serão selecionados pelo seu médico.

 

Criação de Sites - NITDESIGN

Laboratório Biomédico LTDA. Todos os direitos Reservados.